Nasci no dia 30 de junho de 1976 em Lisboa e num dia bem quente de Verão. Segundo a minha mãe eu nasci para ser Feliz. É com essa premissa que abraço a vida.

Estudei num colégio privado desde os 3 até aos 17 anos, ainda hoje os meus melhores amigos são dos tempos de escola. Aos 17 ingressei na Faculdade em Publicidade e Marketing, que era sem dúvida a minha primeira opção. Longe da vida de artista queria escrever textos, scripts, contar histórias em 30 segundos. Viviam-se os tempos áureos da publicidade em Portugal.

Passados três anos, e porque não queria ir trabalhar, decidi inscrever-me num programa Erasmus com destino até Madrid. Ia por seis e acabei por ficar doze meses. Fez-me muito bem este corte umbilical com a minha mãe. Éramos muito próximas, muito amigas, companheiras e sem dúvida amigas. A partida dela precoce em 2016 foi das maiores provas de sobrevivência que tive de passar.

a minha história
a minha história

A minha mãe faz-me falta todos os dias. Penso nela a toda a hora, mas sei que ela está aqui perto de mim. Está viva no amor que sinto por ela. A imensa admiração, e a gratidão que lhe tenho é absolutamente eterna, por tudo o que lutou por mim e por tudo o que me ensinou a ser. Não tenho revolta pela sua partida, tenho mágoa pela sua partida precoce.​

Hablemos de Madrid, este desafio posso dizer que foi uma prova de aferição para a idade adulta. Estudei Arte, Design gráfico em Belas Artes, aperfeiçoei o alemão e iniciei o italiano. Foi uma prova superada com distinção. O meu regresso a Lisboa foi direto para casa da Mãe e fui terminar a licenciatura em Publicidade na ESCS. Da faculdade para o primeiro emprego. Passei por três agências de publicidade como Account Executive Director. Em 2006 a gravidez do Dinis e o mau estar na publicidade “atirou-me” para um desemprego voluntário e fui curtir a minha primeira final de gravidez e doze meses de bebé. Como era necessário trabalhar ingressei, mas desta vez fui para a área do marketing, para a Auchan hipermercados, aí vou eu, e lá estive durante nove meses. A vida pessoal alterou-se e saí da grande distribuição para “abraçar” involuntariamente a banca, esta opção foi somente uma questão financeira. Ali fiquei durante nove anos. Foram anos muito intensos, enriquecidos pelas pessoas que conheci e me apaixonei e pelas oportunidades que tive a imensa honra de desenvolver, gerir e celebrar. Do marketing B2C, passando pelos eventos internos, atividades de team building, lançamento de novos produtos, escrever scripts de filmes motivacionais, eu estava lá sempre na fila da frente e a impulsionar todos sempre com uma atitude positiva e vencedora.

2016 foi o ano mais agridoce da minha vida. Mas foi um “abre-olhos & coração” que despertou em mim uma imensa vontade de ir à luta e de desfrutar do presente invés de trabalhar em algo que já não me fazia feliz. Em novembro de 2016 inscrevi-me no Institute of Integrative Nutrition e tirar o curso de Health Coaching. E desde aí que a decisão ficou tomada não queria viver frustrada nem sem propósito. A partida da minha mãe gerou em mim uma vontade de abraçar a vida, a saúde, um estilo de vida consciente e sustentável. Começaria por mim e com o meu exemplo contagiaria a minha família, os meus mais que tudo e se utilizasse as redes sociais para este fim, acreditei que iria ter resultados.

Em 2015 e com o nascimento do Diogo nasce a marca Inês3D. Era uma vez, uma Inês e 3 rapazes. Três lindos rapazes com nomes iniciados por D. O Dinis com 12, o Duarte com 5 e o Diogo com 2 anos. Com o nascimento do 3º D nessa altura houve uma expressão que me ficou e que de imediato adotei como nickname - Inês 3D! Foi o António Baltasar (o Titas) que me apelidou e só lhe posso agradecer por tal. O nome cai na mouche, e amo a designação! Assim nasce esta insígnia – Inês3D. A marca e o Lado feliz a Vida é criado uns meses depois pela direção do meu amigo João e pelo Titas.

Nesta insígnia mora também connosco um “C”. O “D” mais velho até porque o D vem no apelido e porque é o “Pai de todos”. Nem todos, mas de coração sempre será.

Em final de 2016 a aquisição da Creche Paço de São Francisco veio-me cair ao colo e foi sem dúvida um presente desejado e abençoado. Sem dúvida foi o meu tesouro no fim do arco-íris. Permite-me sustentabilidade financeira, ser dona do meu tempo, aprender com a honestidade das crianças, conhecer novas pessoas inspiradoras e abraçar novas causas, sendo a educação, a alimentação, a parentalidade, e a sustentabilidade as minhas novas paixões!

Dia 1 de Junho 2017, no dia da criança, esta “criança” gritou bem alto e despediu-se da Banca e do porto seguro dum emprego bem remunerado com sede na Avenida da Liberdade. Mas já não eram esses factos que me faziam sorrir e levantar para ir trabalhar, novos valores se levantaram, novas paixões batiam no meu coração e apaixonei-me pela Vida. Abraçar e desfrutar do lado feliz da vida é hoje o meu propósito.

Em 2017 surgiu a vontade de partilhar conhecimento, gerar sorrisos e criar inspiração à mudança em pessoas estranhas à minha rede de amigos. Quase inato o dom de me rodear de pessoas, de famílias, comecei a realizar workshops de alimentação saudável para famílias. Este é mais um desafio de braço dado com a missão de transmitir a importância de cuidar, nutrir e respeitar o corpo e com o que nos alimentamos, através do nosso prato, mas sem descurar as nossas relações afetivas, o papel do exercício físico, a luz da espiritualidade e a carreira profissional. De mão dada com a minha parceira – Cristina Belo do Yoga & Stories, ora mais recentemente com a Carolina Monteverde do Smile & Stories participo em workshops em que acredito, e que o seu objetivo é sempre proporcionar alegria, amor e saúde. De preferência à volta duma mesa cheia de cor, bons alimentos e conversa solta em gargalhadas. 

O marketing, a comunicação e o empreendedorismo são amores que tenho e deles não desisto. Os amores atraem outras pessoas, boas pessoas, e tem me trazido mulheres inspiradoras que me têm desafiado a abraçar novos projectos em que acredito e são sem dúvida um bálsamo para esta alma inquieta que me persegue em sempre fazer mais, melhor e consciente. Querida "sócia" Joana Lapa o que faria eu sem ti,

Ser Mãe... Os meus filhos são o meu maior orgulho, o meu grande amor em triplicado, são eles que me fazem ir atrás dos meus sonhos para lhes poder proporcionar uma vida feliz, sem barreiras e preconceitos e propósitos conscientes repletos de amor.

A realidade que vivemos e conhecer as pessoas certas abriu-me os olhos para um consumo consciente e sustentável. Comprar quando necessitamos e preferir sempre o Ser em vez de o Ter. É uma viagem recente esta da sustentabilidade e do consumo consciente mas é algo que sempre fez parte de mim.

Neste momento, sou Mulher empreendedora, especialista em marketing sustentável e Health Coach com programas direcionados a famílias e empresas. Quero fazer a diferença no agora, acredito piamente que juntos somos mais fortes. Acredito que posso ajudar a transformar hábitos, introduzir novas rotinas, como olhar para um rótulo de um produto, adotar um estilo de vida adequado a cada um, respeitando os seus gostos, crenças e valores. Gosto de abraçar, gosto de sentir e amo conectar-me.

Bem-vindo ao Lado Feliz da Vida,
sou-te muito grata por aqui estares hoje.

Instagram @ines_3d

  • https://www.facebook.com/Ines3D/
  • https://www.instagram.com/ines_3d/

© 2018 by Inês Cancela. Proudly created by JLDesign